Tecnologia: O que é indústria 4.0?

Tecnologia: O que é indústria 4.0?

Engenharia - 08/11/2022

A indústria 4.0 expressa precisamente a conexão técnica entre máquinas, sistemas e automação via internet. Adicionando o conceito de fábrica inteligente aos sistemas ciber-fisicos e à Internet das Coisas (IoT), a leitura de dados em campo é uma necessidade hoje, pois eles podem ser capturados, simulados e resultam em tomadas de decisões em um ambiente real.

O termo Industria 4.0 teve origem na Alemanha a partir de um projeto que facilitava a conexão de máquinas (fabricação) via Internet para coleta de dados. E que também se encaixa na definição de revolução industrial, como podemos ver abaixo:

A Revolução Industrial:

  • Industria 1.0 – Mecanização, teares e energia a vapor – 1784
  • Industria 2.0 – Produção em massa, linhas de montagem, eletricidade e combustão – 1870
  • Industria 3.0 – Automação, robótica, informática, internet e eletrônica – 1969
  • Industria 4.0 – Sistemas cibernéticos, IoT, redes e inteligência artificial – Hoje

Os efeitos das revoluções:

E com todo este novo gama de informações vindos de sensores, data hubs, máquinas, foi possível traçar os comportamentos dos mesmos, prevendo ações, manutenções e produções futuras com base em histórico de dados.

O que gerou inúmeros benefícios para a indústria que consegue implementar esta metodologia e tecnologia de ponta para o seu processo, alguns deles são:

  • Otimização: Um dos maiores problemas da indústria hoje é o tempo de inatividade. Em outras palavras, quanto mais tempo a máquina estiver parada, mais a produção será interrompida. Isso acontece naturalmente com o trabalho manual, mas com automação e sistemas inteligentes, você terá zero tempo de inatividade.
  • Trabalho em tempo real: Com base nos dados capturados e armazenados no banco de dados da empresa, as decisões podem ser tomadas de forma rápida e direta. O que muitas vezes é um problema quando não se tem os dados necessários para essa tomada de decisão.
  • Flexibilidade de fabricação: Máquinas, robôs e sistemas podem ser reconfigurados de acordo com a demanda ou o produto a ser produzido. Imagine, se pudéssemos produzir vários modelos na mesma linha de produção.
  • Inteligência Operacional: Imagine que, por meio do sensoriamento físico ambiente, é possível que as máquinas possam se “autodiagnostica” e evitar quebras, manutenções tardias e gerenciar a produção de maneira sincronizada.
  • Custos reduzidos: O número de funcionários de operações manuais diminui com essas integrações. O armazenamento de dados em tempo real na nuvem ajudará a manter e atender à demanda, além de acelerar a produção.

ALGUMAS TECNOLOGIAS UTILIZADAS NA INDUSTRIA 4.0:

E é claro que para que o seu processo possa se beneficiar de tudo que foi dito acima, é necessário algumas modificações, adaptações e novas mentalidades tanto no operacional quanto no gerencial.

Pois o processo para de ser algo que é dirigido por metas produtivas e sim por dados (data driven). E para chegar a este ponto, é necessária a aplicação de novas tecnologias como:

  • SCF: Utilizando sinais físicos do ambiente e coleta de dados pela rede, é possível tomar decisões e atuar diretamente em campo.
  • Big Data: Os dados são armazenados em grandes quantidades e em alta velocidade. Usando software e poder computacional, é possível analisar e planejar medições que antes eram impossíveis.
  • Cloud computing: Cloud computing é o nome dado aos serviços de transferência de dados pela Internet. Esses serviços são necessários porque eliminam a necessidade de infraestrutura local. Você pode simplesmente contratar um serviço de processamento e acessa-lo online.
  • IoT: A Internet das Coisas, ou Internet das Coisas em português, é uma forma de conectar e controlar dispositivos a uma rede (a Internet). Milhares de dispositivos nas mais diversas áreas e empresas já estão conectados à rede de informações.
  • Impressão 3D: Também conhecida como manufatura aditiva. Esta é uma técnica que permite prototipar uma peça em um tempo muito curto. Os modelos geralmente são feitos em 3D e depois impressos usando um molde que constrói o objeto por camadas.
  • Sensores inteligentes: Além de capturar sinais físicos do ambiente como luz, pressão, força, presença, etc., esses dispositivos podem tomar decisões e alterar determinados parâmetros de produção como set point, conversão de dados e até desempenho de campo.
  • Inteligência Artificial: Algoritmos que podem realizar tarefas complexas geralmente associadas a nós, seres vivos e inteligentes.

Veja alguns exemplos de sensores, lasers e medidores que podem ser utilizados na implantação das metodologias da indústria 4.0:

A Marrari e a indústria 4.0

E nós já estamos dentro de toda esta revolução que vem acontecendo. Todos os nossos sensores, sistemas e medidores já se integram com sistemas SCADA, ERP’s e data hubs para que possam utilizar os dados deles para correlação e tomadas de decisão com base em dados cruzados.

Isso significa que você tem uma visão 360 de tudo que acontece na fábrica com estes sensores e sistemas que se auto gerenciam com base em dados e te apresentam dashboards completos do processo.

E é claro que a Marrari também já pensou nisso, por isso desenvolvemos nosso próprio sistema SCADA nacional, onde você pode integrar toda a tecnologia da indústria 4.0 já existente ou que está sendo introduzida no seu processo em um único sistema de supervisão e automação.

Venha conhecer sobre o sistema PSi4 SCADA da Marrari pelo link abaixo:


Autora:

Mariana Batista

Analista da Equipe PSi4

2
Chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?