INTRODUÇÃO
O Indicador OEE (Overall Equipment Effectiveness – Eficiência Geral do Equipamento) tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada para o controle de produção.
Este indicador tem como tem como objetivo responder a três perguntas importantes:
- Com que frequência os meus equipamentos ficam disponíveis para operar?
- O quão rápido estou produzindo?
- Quantos foram produzidos que não geraram refugos?
Como podemos perceber, a resposta à estas três perguntas nos fornecem um panorama geral da operação em qualquer tipo de negócio e, por este motivo, o OEE é considerado tão importante na indústria.
PARA QUE SERVE O OEE?
O OEE tem como objetivo responder a três perguntas importantes: Com que frequência os meus equipamentos ficam disponíveis para operar? O quão rápido estou produzindo? Quantos produtos foram produzidos que não geraram refugos?
A partir dos dados quantitativos, é possível verificar se a utilização do equipamento está sendo plena e onde poderiam ser realizadas melhorias. OEE é o índice utilizado como benchmark mundial pelas indústrias. Em um estudo realizado, foi estimado que as plantas com melhor eficiência no mundo apresentam o índice de 85% de OEE e que em média, o restante das indústrias apresentam um índice de apenas 60%. Isso nos leva a crer que para uma planta operando com OEE em torno de 60%, é possível aumentar a eficiência global em até 40% utilizando os mesmos equipamentos e os mesmos recursos. Neste ponto, surge uma importante questão: Como está a eficiência da minha planta?
CONCLUSÃO
O simples fato de medir e expor os indicadores para todos os envolvidos na produção com o estabelecimento de metas claras, proporciona um excelente resultado na empresa, pois alinha os objetivos da diretoria com os colaboradores de forma clara. É desta forma que se inicia um processo contínuo pela busca da excelência nos processos e consequentemente o aumento da eficiência operacional. A integração de geração e análise de informações proporciona uma fonte única de consulta e faz com que o nível de aprendizado do negócio evolua constantemente. A empresa ganha em competitividade e os colaboradores ganham em qualidade de trabalho.
Produtos da Marrari que já utilizam este método:
Pro X – Controlador de Produção
Log X – Classificador de Toras
Autor: Antonio Sergio Beraldo – Diretor de Engenharia – Marrari Automação
Fonte: Apostila OEE – Cleyton Xavier Leite