Biomassa: Marcha de secagem de toras para geração de energia

Biomassa: Marcha de secagem de toras para geração de energia

Biomassa - 28/08/2019

A umidade, dentre as propriedades da madeira, tanto em pilhas de cavacos quanto nas pilhas de toras, é fundamental no planejamento logístico das cadeias produtivas, pois afeta a época de colheita, o volume a ser transportado, o número de caminhões necessários para transporte da matéria-prima, o tempo de armazenamento no campo ou no pátio, dentre outras atividades.


No momento do corte das árvores, a umidade (base úmida) pode atingir até 60%, sendo muito comum o armazenamento das toras no campo, por um período variável de tempo, condicionado em função do clima, distância de transporte e faixa ideal de umidade para a caldeira de biomassa.

Uma das formas de monitorar esta variação de umidade em toras é com o auxílio de balanças, mas que não são dispositivos práticos para se ter em operação no campo, portanto este trabalho apresenta, de forma simples e resumida, a marcha de secagem de para toras de Eucalyptus urophylla, clone AEC 0144, com 6,2 m de comprimento e DAP médio de 16,9 cm. As balanças foram instalada na Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP) em Botucatu – São Paulo e as pilhas de toras longas com casca foram submetidas a secagem ao ar livre e descobertas. O acompanhamento da secagem das pilhas de madeira foi realizado em dois períodos de 160 dias cada, um seco (outono e inverno), e outro chuvoso (primavera e verão).


Nesta situação, a umidade inicial foi de 54,2% e 53,9%, respectivamente para os períodos seco e chuvoso e, passados 160 dias de cada período a umidade final foi de 31,1% e 36,4%.


Deve ser observado que na secagem de toras os fatores ambientais como a temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade dos ventos influenciam fortemente o processo de perda ou ganho de água na madeira.

Esta variação de umidade influencia sobremaneira a cadeia florestal, de transporte e geração de energia, sendo que a diferença aqui apresentada pode gerar até 33% de alteração do custo unitário da energia gerada para uma usina termoelétrica, localizada a 100 km de distância do maciço florestal.


Produtos relacionados:
Medidor de umidade multi-uso portátil – UMILOG – M65
Medidor de umidade para madeira portátil – M51
Medidor de umidade para madeira portátil – M52

Realize um diagnóstico da sua biomassa gratuitamente para ter mais eficiência e economia!

A Marrari realiza gratuitamente um diagnóstico para quem trabalha na geração de energia e vapor com base nessa fonte energética para que você saiba e aprenda como utilizar ela da maneira mais eficiente e econômica possível, oferecendo soluções, metodologias, ideias e mais para que o seu processo fique ainda mais eficiente. Acesse o link abaixo para saber mais e agendar o seu diagnóstico gratuito!



Autores
Prof. Dr. Humberto de Jesus Eufrade-Júnior
Prof. Dr. Saulo P. S. Guerra
Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP
Instituto de Pesquisa em Bioenergia – IPBEN
Material para leitura complementar
https://repositorio.unesp.br/handle/11449/182137


Conheça mais sobre as soluções para a indústria da geração de energia e biomassa clicando abaixo:

Chat
1
Olá!
Como podemos ajudar?